O cuidado com que você trata a câmera do seu smartphone é o mesmo que destina aos seus olhos? O órgão responsável pela visão possui milhões de células fotossensíveis que o tornam 600 vezes mais sensível que os modernos equipamentos digitais. A complexidade é tanta que exige um terço de toda a atividade cerebral. Ainda assim, boa parte da população só decide visitar um oftalmologista em casos de incômodo ou na necessidade de avaliar o uso de óculos. Confira os Motivos para agendar consulta com Oftalmologista.

De acordo com pesquisa Ibope, essa é a realidade de 74% dos brasileiros. Além disso, 34% dos entrevistados nunca visitaram um médico especialista da visão. Esse é um cenário bem preocupante, pois agendar consulta com Oftalmologista são essenciais para prevenir e tratar precocemente doenças que podem causar dificuldade para enxergar e até cegueira. Inclusive é uma atitude preventiva que deve começar desde cedo, já que alguns problemas ocorrem nos primeiros anos da infância e podem comprometer a visão para o resto da vida.

A Dra. Camilla Duarte, oftalmologista particular integrante do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, alerta que os problemas oftalmológicos podem ser provocados por inúmeros motivos, desde causas genéticas até hábitos e estilos de vida. "Os exames realizados por um oftalmo revelam as origens de doenças oculares, mas também podem auxiliar no diagnóstico de doenças autoimunes ou infecciosas. Para chegar a um diagnóstico preciso, a consulta abrange várias avaliações, como da parte externa dos olhos, pálpebras e canais lacrimais, além de testes para verificar os músculos ligados à movimentação dos olhos, possíveis alterações sensoriais e no campo visual, a pressão intraocular, entre outros", explica.

A médica lista as principais razões para manter visitas regulares a um oftalmologista:

- detectar possíveis erros de refração (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia ou vista cansada);
- diagnosticar se há disfunções como catarata, glaucoma, conjuntivite, retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade;
- tratar da síndrome da visão de computador, cada vez mais comum, que surge por conta da exposição excessiva a telas (tablet, celular, notebook, etc) e tem como principal sintoma a sensação de olhos secos;
- investigar causas que provocam o cansaço visual;
- cuidar de alterações na visão que podem surgir com o avançar da idade ou como sintoma de um problema mais grave.

Vale destacar que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 bilhão de casos de falta de visão seriam evitáveis ou tratáveis se diagnosticados e tratados precocemente. Ou seja, ter um comportamento preventivo é a escolha mais adequada e responsável com a saúde dos olhos.
Agende consulta com o oftalmologista em São Paulo
Preencha o formulário ao lado para agendar sua consulta