tratamento para o glaucoma

De acordo com estimativas do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), existem mais de um milhão de brasileiros portadores de glaucoma com mais de 40 anos de idade (2-3% da população acima de 40 anos). Esta doença que não tem cura é responsável por 8% das causas de cegueira no mundo, sendo a principal causa de perda irreversível da visão.

Por ser uma doença silenciosa, os sintomas só aparecem na fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nas coisas, por perder a visão periférica. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% dos casos não tratados evoluem para cegueira.

Uma das ações preventivas é a consulta oftalmológica regular, especialmente pessoas acima dos 40 anos que tenham histórico familiar de glaucoma, pressão intraocular elevada, diabetes, miopia e raça negra. Mesmo assim, as pessoas ainda não dão a importância necessária para a saúde dos olhos.

Qual o exame para detectar o Glaucoma?

A medição da pressão intraocular é o principal exame que detecta e previne a doença. Uma pressão intra-ocular considerada normal está entre 10 e 20 mmHg, mas sabe-se que cada paciente responde de modo diferente aos mesmos níveis de pressão.

A ansiedade e o estresse pode ser um fator que aumenta a pressão intraocular. Atividade física e meditação podem ser atividades diárias que auxiliam no controle da pressão dos olhos.

Tratamento para o Glaucoma

Mesmo sem cura, o tratamento do Glaucoma em geral é eficiente e consegue estabilizar a progressão da doença.

O uso de colírios é bem aceito na maioria dos casos para diminuir a produção ou aumentar a drenagem do líquido que circula dentro do olho, chamado humor aquoso. A Dra Camilla Duarte alerta que o tratamento do glaucoma deve sempre ser individualizado e depende do tipo de glaucoma e estado do nervo óptico de cada paciente.

Um recente avanço para pacientes com Glaucoma é a Trabeculoplastia a laser seletiva (SLT), através da aplicação de laser na malha trabecular para reduzir a pressão intraocular. A oftalmologista particular Camilla alerta que a cirurgia também deve ser indicada de maneira individualizada.

A Dra Camilla Duarte atende no bairro de Perdizes, em São Paulo. Agende consulta oftalmológica aqui.