Durante a estação mais fria do ano, as condições climáticas tais como baixa umidade do ar e clima seco podem aumentar a prevalência de várias doenças oculares, conforme explica a oftalmologista Camilla Duarte. Ela salienta que estes fatores ambientais tendem a agravar a concentração de poluentes no ar, podendo também provocar a evaporação da camada líquida da lágrima. Isso, por sua vez, interfere na lubrificação natural dos olhos, tornando a saúde ocular um ponto de atenção especial nessa época do ano. Vamos falar sobre as principais doenças oculares e dicas para proteger os olhos no inverno. Confira!

A oftalmologista particular observou que a secura ocular evaporativa é mais proeminente durante o inverno, particularmente na região Sudeste, devido à baixa umidade relativa do ar. Estima-se que, no Brasil, cerca de 18 milhões de pessoas sofram com a doença. Os sintomas podem ser variados, desde a irritação, sensação de areia nos olhos, dificuldades para ficar em lugares com ar-condicionado ou em frente ao computador. O tratamento para tal condição envolve o uso de colírios lubrificantes, especialmente para aqueles que passam muitas horas em frente ao computador, e é importante evitar ambientes com aquecedores e exposição ao vento.

O excesso de partículas, poluentes, fuligem e alérgenos, pode desencadear conjuntivite alérgica. Essa condição se apresenta com uma variedade de sintomas como inchaço das pálpebras, coceira intensa, fotofobia e secreção mucóide/elástica. Para minimizar os efeitos desta doença, a oftalmologista aconselha a manter uma boa higiene facial, usar lubrificantes que ajudam a lavar a superfície ocular, e usar colírios antialérgicos. Uma dica importante é o uso de umidificadores no ambiente de trabalho e em casa durante o inverno para manter o ar mais úmido e prevenir a doença.

conjuntivite

Por fim, a conjuntivite viral é causada pela circulação de diversos vírus no ar, que é intensificada pela baixa umidade e o excesso de detritos. Seus sintomas vão desde secreção ocular pela manhã até gânglios palpáveis e dolorosos nas regiões pré-auriculares e/ou submandibulares. O tratamento é principalmente de suporte, utilizando colírios lubrificantes, antialérgicos, anti-inflamatórios e medicação oral de acordo com a gravidade da doença. É essencial lavar as mãos regularmente, evitar tocar os olhos e manter distância de pessoas infectadas para prevenir a transmissão dessa infecção, que pode se tornar epidêmica em ambientes fechados durante a queda das temperaturas.

Adotar uma dieta saudável e garantir uma ingestão adequada de nutrientes são aspectos essenciais para manter o seu sistema imunológico em dia e fortalecer as barreiras naturais do seu organismo, especialmente para combater vírus e bactérias.

Ademais, beber água em quantidades suficientes é crucial para manter seu corpo adequadamente hidratado, incluindo as mucosas, o que auxilia na prevenção de doenças e desconfortos associados a situações de olhos secos.

E para reforçar, aqui estão algumas orientações valiosas para você proteger os olhos no inverno: Evite ficar muito tempo em ambientes aquecidos por aparelhos de aquecimento; Proteja-se do vento de maneira adequada; Caso você utilize o computador frequentemente, faça uso de colírios lubrificantes, sempre sob prescrição médica; Mantenha uma rotina frequente de lavagem das mãos e evite tocá-las nos olhos; Não esfregue nem coce os olhos; Se possível, use umidificadores de ambiente em casa e no trabalho.

Agende consulta com a oftalmologista Camilla Duarte, no bairro de Perdizes, em São Paulo.