Os olhos podem ser considerados como uma espécie de espelho da saúde do corpo humano. Não à toa, os exames oculares são capazes de diagnosticar a presença de doenças sistêmicas. Mas de acordo com a última pesquisa realizada pelo Ibope com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, indicam que cerca de 34% dos brasileiros nunca realizaram uma consulta com o oftalmologista.
O problema é que a maioria das pessoas costumam ir ao oftalmologista apenas quando a doença já se manifestou. A oftalmologista particular, Dra Camilla Duarte, enfatiza que é importante que as pessoas cuidem da saúde dos olhos preventivamente, ou seja, antes de qualquer sintoma. Muitas das doenças nos olhos são silenciosas e podem prejudicar definitivamente a visão.
Um exemplo é o Glaucoma, que afeta quase um milhão de brasileiros, e por ser degenerativa e silenciosa, deve ser identificada logo no início para o sucesso do tratamento de controle.
Para detecção de doenças que afetam a visão, um exame oftalmológico anual inclui a análise do histórico do paciente e da família, acuidade visual, exame de fundo de olho e medição da pressão intraocular. Em algumas situações, a oftalmologista pode solicitar o exame de campo visual e/ou tomografias da retina. Avaliar cada caso é fundamental!
Não deixe para depois o agendamento da consulta oftalmológica. Na clínica da oftalmo Perdizes, Dra Camilla Duarte, as medidas de segurança vão do agendamento até o atendimento no consultório. Todos os colaboradores e a própria oftalmologista utilizam EPI’s; e os consultórios e ambientes de comum acesso são higienizados constantemente.
Você tem mais de 40 anos e percebe que precisa fazer um esforço maior para ler? Tarefas antes prazeirosas como ler um livro e até ler mensagens no WhatsApp já não são como antes. A Presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada, dificulta a visão de perto, trazendo objetos desfocados. Além disso, o uso excessivo do computador e smartphone aumenta o problema de lubrificação ocular.
Quem nunca viu alguém afastando algo para ler? A diminuição da visão pode aumentar os casos de depressão e agravar a hipertensão arterial sistêmica.
Como retardar o aparecimento da vista cansada?
Lembre que a Presbiopia é uma condição natural e ligada ao nosso envelhecimento. Com o tempo, o cristalino perde a elasticidade, impedindo que os nossos olhos foquem tão bem como faziam antes.
A oftalmologista Camilla Duarte apresenta algumas dicas para ajudar. Prefera ambientes bem iluminados para ler e faça pausas e pisque bastante os olhos na frente de celulares e computadores.
Qual exame devo fazer para identificar a vista cansada?
Importante realizar consultas anuais ao oftalmologista. Um exame de rotina no consultório oftalmológico, o exame de Fundo de Olho é indolor e auxilia na observação do nervo óptico e dos vasos do fundo de olho.
Dra Camilla Duarte, oftalmologista particular, atende no bairro de Perdizes, em São Paulo.
Qual o tratamento da vista cansada?
Existem algumas alternativas para o tratamento da Vista Cansada. O uso de óculos de grau é uma opção rápida para corrigir o problema. Para quem não se adapta bem aos óculos, existem as lentes de contato, que demandam um cuidado especial na sua higienização. A terceira opção é a cirurgia refrativa a laser, com taxa de sucesso bastante elevada - ressaltando que apenas o oftalmologista poderá indicar este tipo de procedimento para o seu caso.
Se você tem mais de 40 anos, agende uma consulta com o Oftalmologista, clique aqui.