Distúrbio do sono e as telas dos smartphones

Você sabia que quase 40% dos brasileiros são afetados pelo distúrbio do sono? Com a pandemia este fato se agravou. Estudo publicado em 2019 indica que o nível de uso de luzes artificiais durante a noite pode ter uma grande responsabilidade sobre a questão, além de ajudar no aumento de peso.

Agora, como a exposição à luz tem relação com o ganho de peso? A oftalmologista particular Camilla Duarte explica que a claridade ativa a produção do hormônio cortisol que controla o estresse e da adrenalina, que regula os batimentos cardíacos, a pressão arterial e a frequência respiratória. Quando anoitece, a produção dos dois hormônios tende a diminuir e a glândula pineal faz com que a produção de melatonina, conhecida como o indutor do sono, aumente.

Entendendo o funcionamento do metabolismo fica mais fácil compreender que o aumento da exposição as telas dos smartphones durante a pandemia desregularam o relógio biológico, trazendo prejuízo a saúde do brasileiros. Surgimento da diabete está sendo reportado pelo aumento do cortisol e inibição da produção da insulina.

Visão embaçada, vermelhidão e sensação de areia no olho são sintomas oculares quando ficamos em frente a tela do smartphone. A oftalmologista particular recomenda que de tempos em tempos foque em um ponto distante e diminua a luz da tela. O uso de um colírio para lubrificar também ajuda.
Agende consulta com o oftalmologista em São Paulo
Preencha o formulário ao lado para agendar sua consulta