Uma empresa de tecnologia norte-americana, parceira da Academia Americana de Oftalmologia, acaba de lançar um aplicativo para iOS (exclusivo para iPhone 6 ou mais recentes), para monitoramento da acuidade visual e visão central (tela de Amsler) em função da pandemia do Covid-19.

O nome do aplicativo é Verana Vision Test e é gratuito! Quem faz o teste é o próprio paciente, sendo possível que o Oftalmologista oriente como realizar o teste nos casos em que o paciente não consiga entender ou realizar o teste sozinho.

Aplicativo para monitorar a Acuidade visual e tela de Amsler na Quarentena

O objetivo é que o paciente possa medir durante a Quarentena, a visão de cada olho e realizar a tela de Amsler (teste para detectar distorções na visão central com o objetivo de detectar precocemente evolução de doenças da retina como degeneração macular relacionada à idade). A avaliação da acuidade visual é importante para o monitoramento de doenças como retinipatia diabética, degeneração macular relacionada à idade, além de permitir uma avaliação da visão em casos de teleconsulta onde ainda não se tem a informação da acuidade visual do paciente.

O aplicativo foi validado em muitos estudos, possui boa concordância com os testes de acuidade visual padrão e boa reprodutibilidade. O aplicativo Verana Vision Test, possui um teste de acuidade visual fácil de usar que permite detectar alterações em sua visão ao longo do tempo. Os resultados dos testes são registrados no aplicativo e podem ser compartilhados com seu oftalmologista.

Importante deixar claro que o aplicativo não pode substituir a análise clínica e não fornece um diagnóstico da saúde ocular ou de outra doença. Você deve consultar seu médico se tiver preocupações com sua visão.