Os olhos podem ser considerados como uma espécie de espelho da saúde do corpo humano. Não à toa, os exames oculares são capazes de diagnosticar a presença de doenças sistêmicas. Mas de acordo com a última pesquisa realizada pelo Ibope com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, indicam que cerca de 34% dos brasileiros nunca realizaram uma consulta com o oftalmologista.
O problema é que a maioria das pessoas costumam ir ao oftalmologista apenas quando a doença já se manifestou. A oftalmologista particular, Dra Camilla Duarte, enfatiza que é importante que as pessoas cuidem da saúde dos olhos preventivamente, ou seja, antes de qualquer sintoma. Muitas das doenças nos olhos são silenciosas e podem prejudicar definitivamente a visão.
Um exemplo é o Glaucoma, que afeta quase um milhão de brasileiros, e por ser degenerativa e silenciosa, deve ser identificada logo no início para o sucesso do tratamento de controle.
Para detecção de doenças que afetam a visão, um exame oftalmológico anual inclui a análise do histórico do paciente e da família, acuidade visual, exame de fundo de olho e medição da pressão intraocular. Em algumas situações, a oftalmologista pode solicitar o exame de campo visual e/ou tomografias da retina. Avaliar cada caso é fundamental!
Não deixe para depois o agendamento da consulta oftalmológica. Na clínica da oftalmo Perdizes, Dra Camilla Duarte, as medidas de segurança vão do agendamento até o atendimento no consultório. Todos os colaboradores e a própria oftalmologista utilizam EPI’s; e os consultórios e ambientes de comum acesso são higienizados constantemente.

Envelhecer é um processo natural do corpo, no qual o desgaste das estruturas e a diminuição na produção de certas substâncias interferem no desempenho do organismo. Mesmo que de maneira mais leve, acomete boa parte dos órgãos, inclusive um dos mais fundamentais para os nossos sentidos: os olhos. Ao passar dos 40 anos, é inevitável começar a afastar ou aproximar os objetos em busca de nitidez. Mas o que significa a vista cansada?
É um dos sintomas da vista cansada, a presbiopia, quando ocorre a perda da elasticidade do cristalino, uma lente que temos dentro dos olhos responsável por focalizar objetos a diferentes distâncias dos olhos. Popularmente conhecida como "síndrome do braço curto", é uma alteração fisiológica normal, principalmente para pacientes que têm boa visão à distância.
"Dores de cabeça ou fadiga após realizar tarefas que exijam a visão de perto também podem apontar o problema. Somente um exame oftalmológico, acompanhado pela análise, vai definir se esses sintomas são realmente a presbiopia ou algum outro problema ocular", explica a Dra. Camilla Duarte, oftalmologista particular membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.
A especialista detalha que mesmo as pessoas com miopia percebem que a visão de perto fica embaçada, mesmo ao utilizarem seus óculos ou lentes de contato habituais. A Dra. Camilla indica os seguintes tratamentos para a "vista cansada":
- cirurgia de correção a laser pela técnica da monovisão;
- uso de lentes de contato mono ou multifocais;
- uso de lentes intra-oculares bifocais, trifocais ou de foco extendido;
De acordo com estimativas, quase 2 bilhões de pessoas em todo o mundo têm presbiopia. A indicação ao começar a notar sinais e sintomas de "vista cansada" é buscar um especialista e realizar o exame oftalmológico, para obter orientação adequada sobre as melhores opções para corrigir a visão de perto. Agende sua consulta no bairro de Perdizes com a Dra Camilla Duarte.