Os olhos podem ser considerados como uma espécie de espelho da saúde do corpo humano. Não à toa, os exames oculares são capazes de diagnosticar a presença de doenças sistêmicas. Mas de acordo com a última pesquisa realizada pelo Ibope com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, indicam que cerca de 34% dos brasileiros nunca realizaram uma consulta com o oftalmologista.
O problema é que a maioria das pessoas costumam ir ao oftalmologista apenas quando a doença já se manifestou. A oftalmologista particular, Dra Camilla Duarte, enfatiza que é importante que as pessoas cuidem da saúde dos olhos preventivamente, ou seja, antes de qualquer sintoma. Muitas das doenças nos olhos são silenciosas e podem prejudicar definitivamente a visão.
Um exemplo é o Glaucoma, que afeta quase um milhão de brasileiros, e por ser degenerativa e silenciosa, deve ser identificada logo no início para o sucesso do tratamento de controle.
Para detecção de doenças que afetam a visão, um exame oftalmológico anual inclui a análise do histórico do paciente e da família, acuidade visual, exame de fundo de olho e medição da pressão intraocular. Em algumas situações, a oftalmologista pode solicitar o exame de campo visual e/ou tomografias da retina. Avaliar cada caso é fundamental!
Não deixe para depois o agendamento da consulta oftalmológica. Na clínica da oftalmo Perdizes, Dra Camilla Duarte, as medidas de segurança vão do agendamento até o atendimento no consultório. Todos os colaboradores e a própria oftalmologista utilizam EPI’s; e os consultórios e ambientes de comum acesso são higienizados constantemente.

Desde o início da pandemia, o distanciamento social obrigou as crianças a passarem quase todo o tempo dentro de casa e colaborou com o aumento da exposição das crianças as telas de celulares e computadores.
Um recente estudo publicado na revista médica oftalmológica, JAMA Ophthalmology, indicou um aumento de três vezes nos casos de miopia em crianças na pandemia, na faixa etária dos 6 a 13 anos, pela fadiga ocular ocasionada pelo esforço para manter o foco.
Outro estudo, do Instituto Brian Holden, da Austrália, estima que até 2050, o número de pessoas com alta miopia chegará a 1 bilhão. A mesma pesquisa indica que 50,7% da população mundial será míope nas próximas décadas.
A falta de atividades ao ar livre e a exposição prolongada as telas - para diversão e estudo -, contribuíram para o crescimento dos casos de miopia em crianças, segundo os pesquisadores.
Você sabia que os raios de sol na infância estimulam o corpo dos pequenos a produzir neurotransmissores fundamentais para o cérebro? Segundo a oftalmologista particular, Dra Camilla Duarte, um destes neurotransmissores é a Dopamina, responsável por regula o crescimento dos olhos.A falta deste neurotransmissor pode provocar a Miopia nas crianças e causar dificuldade para enxergar de longe.
A Dra. Camilla Duarte, enfatiza a importância de informar aos pais, professores e gestores públicos sobre a importância do diagnóstico precoce da miopia, uma doença simples e de fácil tratamento, mas que pode evoluir para o surgimento de problemas mais sérios na fase adulta, como a Catarata e a cegueira.
Esforços em todo mundo estão em andamento para encontrar uma cura ou um meio de retardar a progressão da miopia em crianças.
Seu filho(a) utilizou em excesso as telas de celulares e computadores na pandemia? Agende sua consulta com a oftalmologista Dr Camilla Duarte no bairro de Perdizes, em São Paulo.