Vamos falar sobre a principal causa de cegueira no mundo, mas precisamos entender que a retina é uma estrutura sensível à luz e na sua parte central, chamada de Mácula, contém células que são responsáveis por reproduzir as imagens mais nítidas. Nesta área, existe uma doença que progride silenciosamente e pode causar danos irreversíveis.

A Degeneração Macular Relacionada a Idade (DRMI) tornou-se a principal causa de cegueira em pessoas com 55 anos ou mais. Afeta a visão central, o que significa que pode levar a uma visão difusa ou desfocada, visão distorcida, linhas rectas que aparecem onduladas e áreas escuras no centro do seu campo de visão.



Menosprezar os sintomas ou fazer um autodiagnóstico são situações muito comuns. A melhor maneira de saber se algo não está bem com a sua visão é visitar um oftalmologista particular periodicamente para a realização de diferentes exames que poderão auxiliar no diagnóstico de qualquer problema no campo visual.

Não existe tratamento para a reversão do dano causado pela Degeneração Macular Relacionada a Idade. Em algumas pessoas, a principal causa de cegueira progride tão lentamente que a perda de visão não é perceptível durante muito tempo. A degeneração afeta ambos os olhos, mas um olho pode ser mais severamente afetado do que o outro. A forma mais comum de Maculopatia relacionada com a idade é o tipo "Seco".

Não deixe de lado a importância do diagnóstico precoce para controle através de medicamentos injetados no olho para que os novos vasos sanguíneos parem de vazar.

Para mais informações, agende sua consulta com a especialista em Degeneração Macular, Dra. Camilla Duarte.
Agende consulta com o oftalmologista em São Paulo
Preencha o formulário ao lado para agendar sua consulta