A Síndrome do Olho Seco é uma condição crônica e muito frequente, na qual há baixa produção ou excessiva evaporação da lágrima e pode-se exibir o

tratamento do olho seco

. Estima-se que o olho seco possa acometer até 33,7% da população mundial.

tratamento do olho seco

Os principais sintomas do olho seco são: sensação de areia nos olhos; vermelhidão; coceira; lacrimejamento; embaçamento visual e até intolerância ao uso de lentes de contato.

Quais as principais causas do olho seco?

A principal causa do olho seco está relacionada com a diminuição da produção da lágrima devido as mudanças hormonais em pessoas mais velhas. Afetam homens e mulheres, sendo mais comum em mulheres na menopausa.


Como causas secundárias, podemos pensar em:

1 – doenças sistémicas: artrite reumatoide, doenças da tireóide, lúpus;
2 – doenças oculares: blefarite – quando as pálpebras ficam inchadas ou avermelhadas -, ectrópio – quando a pálpebra vira para fora;
3 – pós cirurgia de Lasik: aquela que fazemos a confecção de um flip na córnea;
4 – alterações ambientais: fumaça, vento, clima seco, ambientes com ar condicionado, uso de computador, celular, leitura prolongada que são atividades que reduzem o piscar, uso de lentes de contato por várias horas;
5 – uso de algumas medicações: diuréticos para pressão alta, beta bloqueadores para pressão alta e problemas no coração, anti-histamínico para alergia e resfriados e ansiolíticos/anti-depressivos.

De acordo com a

especialista no tratamento do olho seco

, Dra Camilla Duarte, felizmente, graças a tecnologia, é possível realizar o tratamento do olho seco com o procedimento chamado de Luz Intensa Pulsada.
SEJA ATENDIDO POR UMA RENOMADA ESPECIALISTA
Pelo valor do reembolso de consulta e exames*
Por meio da luz pulsada regulada de alta intensidade (IRPL), é possível tratar a Síndrome do Olho Seco ligada à Disfunção das Glândulas de Meibômios (DGM).

Essa técnica da

luz intensa pulsada para olho seco

deve ser aplicada por oftalmologista experiente como a Dra. Camilla, sendo o tratamento composto por três sessões, realizadas em intervalos de 15 dias. Ao final do tratamento do olho seco, observa-se uma melhora significativa e prolongada dos sintomas da Síndrome do Olho Seco.

Criado na França, esse dispositivo de luz pulsada de alta intensidade está presente em mais de 40 países e já beneficiou, com segurança, milhares de pessoas.

Para quem é indicado o tratamento do olho seco com luz intensa pulsada?


Para pacientes com olhos secos causados pela evaporação da lágrima por deficiência lipídica, que é a camada mais externa da lágrima, em consequência das disfunções das glândulas Glândulas de Meibômios (DGM) que produzem essa camada, e para os pacientes cujo tratamento padrão com lagrimas artificiais, colírios inflamatórios e compressas mornas não são suficientes para o controle do olho seco.

O tratamento do olho seco com luz intensa pulsada é indicado para pacientes com baixa aderência ao tratamento padrão, que desejam melhorar os sintomas e pacientes com rosácea, já que mais de oitenta por cento apresentam concomitantemente disfunção das Glândulas de Meibômios.

A luz intensa pulsada é amplamente aceita para o tratamento da Rosácea e descrita há mais de 10 anos para a melhora do olho seco.

Com,o é o tratamento do olho seco?


Primeiro é feita a avaliação com o oftalmologista dos sinais de Olho Seco evaporativo por disfunção das Glândulas Meibômios. O tratamento do olho seco consiste na aplicação de Luz Intensa Pulsada policromática sobre as glândulas inativas ou obstruídas, com o objetivo de restaurar a secreção de lipídios ao filme lacrimal, evitando que o mesmo evapore.

Cada sessão dura em torno de 5 minutos, sendo minimamente invasivo e segura para os olhos. Coloca-se um protetor ocular e aplica-se um gel de interface nas pálpebras inferiores. São aplicados fleches de luz na pálpebra inferior, com parametros específicos para cada pessoa. Pessoas com pele mais escura precisam de ajustes no parâmetro do aparelho.

O tratamento com a Luz Intensa Pulsada para olho seco envolve de 3 sessões – dia 0, 15 e 45 – e uma sessão de manutenção anual. Os resultados são imediatos e cumulativos.

Em seguida, o oftalmologista pode realizar a expressão das glândulas, para aumentar a eficácia. Recomenda-se evitar a exposição ao sol no pós lazer.

Esse procedimento melhora, inclusive, o conforto do paciente ao usar lentes de contato. O uso de computadores e smartphones também gera menos desconforto, reduzindo, ainda, a vermelhidão dos olhos ou a necessidade de uso frequente de colírio lubrificante.

A avaliação de um especialista no tratamento do olho seco como a Dra. Camilla Duarte permite que seja identificada a causa do problema e a necessidade de sessões de luz intensa pulsada para olho seco.

Agende uma consulta oftalmológica em Perdizes com a Dra. Camilla e veja como é possível eliminar o desconforto dos olhos secos com um tratamento de última geração e totalmente sem dor.