degeneração macular

Degeneração Macular, tem cura? Doença degenerativa nos olhos, a chamada Degeneração Macular é a principal causa da cegueira em pessoas com mais de 55 anos em países desenvolvidos. A doença prejudica tanto a visão de perto quanto a de longe, levando à limitação motora e elevando as ocorrências de acidentes.

A mácula é uma pequena região no centro da retina, essencial para a leitura, reconhecimento de rostos e identificação de cores.

Conforme explica a oftalmologista particular, Dra Camilla Duarte, a degeneração da mácula mais comum é a Atrófica (Seca), onde ocorre a formação de manchas brancas que se acumulam na retina (drusas), causando a degeneração das camadas da retina e podendo formar uma cicatriz no fundo de olho.

Outro tipo é a degeneração macular Exsudativa (Úmida) – não tão comum, porém mais agressiva - onde pequenos vasos sanguíneos começam a crescer sob a retina, podendo invadir a mácula. Este tipo de degeneração pode provocar sangramento e desorganização da retina, gerando danos às suas células e turvação da visão central.

Ainda não se sabe exatamente as causas da doença. A Dra Camilla relata que as possibilidades vão desde o envelhecimento com danos oxidativos dos tecidos, tabagismo, má alimentação e exposição à radiação ultravioleta, além de predisposição genética.

Como prevenir a Degeneração Macular

Para prevenir ou retardar a Degeneração Macular, a oftalmologista sugere a consulta regular ao oftalmologista – principalmente com casos de degeneração na família - o uso de óculos escuros, ter um estilo de vida saudável, evitar fumar e se alimentar com peixes, frutas secas e frescas e verduras com ação antioxidante.

A Dra Camilla também reitera que as visitas ao especialista precisam ser anuais após os 40 anos. Exames como o de fundo de olho, tomografia de coerência óptica e mapeamento de retina são fundamentais para esta doença degenerativa.

Tratamento da Degeneração Macular

Normalmente o tratamento da Degeneração Macular é feito com o objetivo de retardar a sua progressão, portanto sendo menos eficazes em estágios avançados.

De acordo com o grau da degeneração macular, faz-se o uso de complexos vitamínicos - antioxidantes e sais minerais - e a aplicação nos olhos de medicamentos antigiogênicos. Em alguns casos, o laser pode ser necessário.

Dessa forma, é muito importante procurar um oftalmologista para fazer exames preventivos anualmente e seguir todas as recomendações do médico. Como já mencionado, a doença pode ser melhor controlada se for diagnosticada precocemente e, se não for devidamente tratada, pode evoluir para um estágio avançado.
Agende consulta com o oftalmologista em São Paulo
Preencha o formulário ao lado para agendar sua consulta