O reflexo gustolacrimal, também denominado “Síndrome das Lágrimas de Crocodilo”, é um lacrimejamento quando come ou bebe. Geralmente unilateral, esse fenômeno da

epífora gustatória

é raro e, geralmente, está ligado à paralisia de Bell ou paralisia facial traumática. Pode, ainda, surgir de forma congênita em decorrência da Síndrome de Duane, de acordo com a

especialista lacrimejamento

, Dra Camilla Duarte.



Conforme a especialista lacrimejamento, a causa desse problema está ligada ao direcionamento equivocado da regeneração das fibras gustatórias, tanto do nervo facial quanto do glossofaríngeo. Assim, quando o paciente come ou bebe algo, surgem impulsos de uma fibra à outra, gerando o lacrimejamento.
SEJA ATENDIDO POR UMA RENOMADA ESPECIALISTA
Pelo valor do reembolso de consulta e exames*
Agora, como tratar o lacrimejamento quando come?

Os sintomas dessa condição são muito desconfortáveis e causam transtornos sociais ao paciente. Para avaliar a manifestação da epífora gustatória é fundamental se consultar com um

oftalmologista especializado em lacrimejamento

.



O melhor tipo tratamento para o lacrimejamento quando come ou bebe dependerá, obviamente, da avaliação da especialista e da situação do paciente. Sendo possível a aplicação de toxina botulínica na glândula lacrimal com excelentes resultados, baixo risco e fácil realização.



Uma excelente opção de tratamento é a denervação química com a utilização da toxina botulínica. Dra. Camilla faz uma avaliação da saúde ocular e nos casos possíveis, realiza a aplicação da toxina botulínica na glândula lacrimal, com excelentes resultados e uma melhora bastante significativa da queixa de lacrimejamento quando come. Depois, realiza o acompanhamento para programação das novas aplicações, quando for necessário.

Em uma consulta oftalmológica, Dra. Camilla avalia toda a face, já que assimetrias podem sugerir obstrução congênita ou adquirida de drenagem do canal nasolacrimal. Com uma lâmpada de fenda, ela examina os olhos, conjuntiva e córnea, além dos pontos lacrimais nas pálpebras.

Nesse momento, qualquer edema ou presença de corpos estranhos devem ser avaliado e palpado para ver se ocorre a saída de pus. O nariz também passa por uma avaliação em busca de congestão, sangramento e secreção purulenta.

O que se observa, segundo a experiência da Dra. Camilla, oftalmologista especializado em lacrimejamento, é que este tratamento gera resultados bastante positivos, como a eliminação quase total dessas lágrimas.

Agende uma consulta no bairro de Perdizes com a Dra. Camilla Duarte e veja como é possível tratar a epífora gustatória, minimizando possíveis desconfortos e constrangimentos.