Lágrimas são altamente importantes para a superfície dos olhos. Essa solução salina umedece constantemente a região e, por isso, mantém os olhos saudáveis, livres de infecções e protegidos por anticorpos. Agora, você sabe o que é e como acontece o

entupimento do canal da lágrima

?

As lágrimas são produzidas por glândulas que estão atrás das pálpebras superiores e descem para a superfície dos olhos. Ao final, saem por meio de aberturas para dentro do saco lacrimal e, caminham em uma espécie de tubo para o nariz e garganta, conforme explica a

especialista obstrução lacrimal

, Dra Camilla Duarte. Não raramente, algumas pessoas se queixam de lacrimejamento constante, com aumento da secreção ocular.

entupimento do canal da lágrima

O entupimento do canal da lágrima em adultos, de acordo com a especialista obstrução lacrimal, afeta com mais frequência pessoas com mais de 50 anos. Infecções podem estar entre as principais causas, podendo ter o quadro agravado se a obstrução não for tratada. Não há, no entanto, evidências sobre a causa dessa condição.

Sintomas do entupimento do canal da lágrima

Os principais sintomas em adultos conforme a

especialista Dacriocistorrinostomia

, são cílios sempre molhados com lacrimejamento constante, vermelhidão na parte branca do olho, crostas na pálpebra, visão embaçada e aumento da secreção do olho acometido. Pode ser até que surja uma bolsinha próxima ao nariz (dilatação do saco lacrimal), além de secreção.

Assista ao vídeo em que a especialista obstrução lacrimal fala do problema.

SEJA ATENDIDO POR UMA RENOMADA ESPECIALISTA
Pelo valor do reembolso de consulta e exames*
Causas do entupimento do canal da lágrima

Em alguns casos não é possível identificar o fator causal. Nos demais, doenças sistêmicas, uso de colírios específicos como no tratamento do glaucoma e ainda algumas drogas usadas no tratamento do câncer podem ser fatores desencadeantes do entupimento do canal lacrimal.


Tratamentos da obstrução lacrimal

A especialista Dacriocistorrinostomia, Dra Camilla, identifica e trata o entupimento do canal lacrimal que, em casos mais extremos, pode exigir cirurgia chamada de Dacriocistite.

Antibióticos e colírios são os medicamentos mais prescritos para tratar a obstrução lacrimal em adultos. Já a cirurgia realizada pelo especialista obstrução lacrimal cria uma nova via de escoamento de lágrima, podendo ser realizada por via externa (na pele) ou endoscópica (por dentro do nariz).

No vídeo, a Dra Camilla fala sobre a cirurgia de Dacriocistite e o tempo de recuperação.


A detecção precoce do entupimento do canal lacrimal é essencial para o sucesso do tratamento. Dra. Camilla, oftalmologista especializada nesse tipo de condição, adota medidas para melhorar a drenagem da lágrima, minimizando os riscos de infecções e inflamações.

Marque agora uma consulta no bairro de Perdizes, em São Paulo, com a especialista em obstrução lacrimal. Quanto antes o diagnóstico for realizado, melhores serão os resultados.