Os olhos podem ser considerados como uma espécie de espelho da saúde do corpo humano. Não à toa, os exames oculares são capazes de diagnosticar a presença de doenças sistêmicas. Mas de acordo com a última pesquisa realizada pelo Ibope com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, indicam que cerca de 34% dos brasileiros nunca realizaram uma consulta com o oftalmologista.
O problema é que a maioria das pessoas costumam ir ao oftalmologista apenas quando a doença já se manifestou. A oftalmologista particular, Dra Camilla Duarte, enfatiza que é importante que as pessoas cuidem da saúde dos olhos preventivamente, ou seja, antes de qualquer sintoma. Muitas das doenças nos olhos são silenciosas e podem prejudicar definitivamente a visão.
Um exemplo é o Glaucoma, que afeta quase um milhão de brasileiros, e por ser degenerativa e silenciosa, deve ser identificada logo no início para o sucesso do tratamento de controle.
Para detecção de doenças que afetam a visão, um exame oftalmológico anual inclui a análise do histórico do paciente e da família, acuidade visual, exame de fundo de olho e medição da pressão intraocular. Em algumas situações, a oftalmologista pode solicitar o exame de campo visual e/ou tomografias da retina. Avaliar cada caso é fundamental!
Não deixe para depois o agendamento da consulta oftalmológica. Na clínica da oftalmo Perdizes, Dra Camilla Duarte, as medidas de segurança vão do agendamento até o atendimento no consultório. Todos os colaboradores e a própria oftalmologista utilizam EPI’s; e os consultórios e ambientes de comum acesso são higienizados constantemente.
Uma criança com miopia enxerga objetos próximos com nitidez, mas os distantes ficam como se estivessem desfocados. Isto ocorre pelo distúrbio visual de focalizar a imagem antes desta chegar à retina.
A pandemia da Covid-19 com a necessidade da restrição do contato social, trouxe uma maior dificuldade para as crianças realizarem atividades ao ar livre. Consequentemente, aumentou o tempo de exposição aos eletrônicos (videogame, celular, tablet) que estimulam a visão para perto, explica a oftalmologista particular, Dra Camilla Duarte.
Para se ter uma ideia da gravidade desta geração com miopia precoce, um estudo publicado na JAMA Ophthalmology com mais de 120 mil crianças chinesas, mostrou que a miopia infantil aumentou 400% nos 5 primeiros meses de confinamento no ano de 2020.
Estas crianças, ao tornam-se adultos com alto grau de miopia, podem apresentar um risco maior de desenvolver catarata, descolamento de retina ou outros problemas oculares graves.
Quando os pais recebem o diagnóstico que seus filhos têm miopia, normalmente as primeiras perguntas no consultório oftalmológico da Dra Camilla Duarte, são: Existe cura para a miopia? Ou, existe algo a ser feito para controlar a miopia do meu filho?
Existem esforços para se encontrar uma forma de retardar a progressão da miopia em crianças. Além das novas lentes de contato projetadas para alterar o borrão periférico e a progressão da miopia, outras medidas estão sendo investigadas ao longo dos anos, mas ainda não existe uma cura.
Por isso, é sempre importante agendar consultas anuais com o oftalmologista para ir acompanhando o desenvolvimento da visão do seu filho. Quanto antes for diagnosticada a miopia, melhor o controle e qualidade de vida.
Clique aqui e agende sua consulta com o oftalmologista em Perdizes, São Paulo.