Olá pessoal, vamos desmistificar o Glaucoma? O mês de maio terminou junto a campanha de Combate Nacional ao Glaucoma. O intuito da campanha é alertar a população sobre esta doença silenciosa que aumenta a pressão intraocular machucando o nervo óptico de uma forma que não existe a possibilidade de recuperar as partes lesadas. Assim, o glaucoma não tratado corretamente pode levar a perda permanente da visão.

Quais os grupos de risco do Glaucoma?

Muitos pessoas já nascem com pré-disposição a doença - hereditariedade. Outras, são acometidas devido a traumas oculares, artrite reumatoide, diabetes e o uso de corticoides. Pessoas da etnia africana ou asiática, idade acima de 40 anos e presença de miopia em graus altos também estão no grupo de risco.

Quais os sintomas do Glaucoma?

O glaucoma normalmente não apresenta sintomas. Apenas com a doença em estágio avançado, o paciente começará a ter dificuldades de enxergar como a imagem ilustrativa abaixo.

glaucoma

Existe cura do Glaucoma?

O glaucoma não ter cura. A oftalmologista particular Camilla Duarte, ressalta que o tratamento consegue apenas manter a visão atual. Por isso, o diagnóstico precoce do glaucoma através de determinados exames é tão importante.

Quais os exames para diagnóstico do Glaucoma?

Caberá ao oftalmologista analisar cada caso, mas os exames mais solicitados são:

- Exame da pressão ocular;
- Exame do nervo óptico;
- Exame do campo visual;
- Exame Gonioscopia; e
- Avaliação da espessura da córnea;

Quais os tratamentos para controlar o Glaucoma?

O tratamento do Glaucoma tem como objetivo reduzir os níveis de pressão intraocular, tendo o oftalmologista as seguintes opções:

- Colírios: muitas vezes se faz necessário mais de um colírio para o controle da pressão intraocular;
- Cirurgias: existem diversas técnicas para reduzir a pressão intraocular e controlar o glaucoma; e
- Laser: a Trabeculoplastia seletiva a laser é um procedimento que pode reduzir a pressão intraocular por determinado período.

Por isso, a prevenção do Glaucoma deve ser feita em consultas com o oftalmologista pelos menos uma vez ao anos, principalmente por quem tem fatores de risco mencionados mais acima.