A sensação de peso nos olhos, visão cansada e aparência envelhecida são apenas algumas queixas daqueles que recorrem à cirurgia de Blefaroplastia. Como

especialista Blefaroplastia

, indico o procedimento em alguns casos, como: excesso ou flacidez da pele das pálpebras, quem deseja eliminar rugas, bolsa de gordura na pálpebra inferior, casos de ptose palpebral e xantelasma.

blefaroplastia

O oftalmologista com especialização em oculoplástica é o profissional com formação para avaliar e tratar eventuais problemas palpebrais estéticos, preocupando-se com a preservação da correta função da pálpebra.

A

Blefaroplastia

, pode, em muitos casos, ser um procedimento mais do que estético. Isso porque, quando há um problema com as pálpebras, é preciso avaliar a saúde ocular do paciente. Como

especialista cirurgia da pálpebra

, realizo uma avaliação completa dessa condição e de outras alterações oculares antes da cirurgia. Além disso, acompanho possíveis complicações relacionadas ao pós-operatório.


SEJA ATENDIDO POR UMA RENOMADA ESPECIALISTA
Pelo valor do reembolso de consulta e exames*
Antes da cirurgia, é importante fazer uma avaliação detalhada das pálpebras, verificar se os olhos estão bem lubrificados e testar a visão. Para um exame completo, precisamos usar aparelhos especiais encontrados em clínicas oftalmológicas avançadas, como os que tenho aqui no consultório em Perdizes, São Paulo. Esses equipamentos ajudam a detectar possíveis riscos que poderiam complicar a cirurgia de correção das pálpebras.

Blefaroplastia Superior

Na Blefaroplastia, a cicatriz normalmente fica escondida na dobra palpebral ou dentro da pálpebra. Na pálpebra superior, faço uma abertura no sulco palpebral, removendo o excesso de pele. Dependendo das alterações encontradas, pode-se remover o músculo e remover ou reposicionar o excesso de gordura.


Veja o caso desta paciente de 40 anos que veio ao meu consultório se queixando de dificuldade para passar maquiagem e com um olhar mais cansado.

O que eu pude observar na avaliação? Ela tinha um excelente posicionamento no supercílio, tinha uma abertura ocular normal e simétrica. Ela não tinha ptose e na pálpebra superior, um excesso de pele, escondendo a região da pálpebra móvel, que chamamos de placa tarsal.

Em comum acordo com a paciente, realizamos a Blefaroplastia Superior com remoção do excesso de pele. Não removi músculo ou bolsa de gordura, porque ela não precisava.

blefaroplastia cicatriz

Na primeira imagem, você pode observar a pele que foi removida do lado direito e do esquerdo, aproximadamente 1 centímetro de pele.

Na segunda imagem do vídeo, temos um pós operatório recente de três dias. Está bem roxo e inchado, mas a paciente já está com um fechamento ocular normal. A remoção da pele foi necessária para melhor estética sem comprometer a função de fechamento dos olhos.

Na imagem do pós operatório de sete dias com a remoção dos pontos, ainda está um pouco inchado e roxo, a cicatriz já está quase inaparente. É claro que esse fato da cicatriz está muito relacionado ao tipo de pele. Essa paciente era bem branquinha. Por fim, um pós operatório mais tardio.

Aproximadamente uns dois meses após a blefaroplastia, podemos ver que o roxo e o inchaço já sumiram completamente. Uma melhor exposição da placa tarsal, um olhar mais jovem e os cílios mais aparentes. Na foto lateral, no perfil direito, conseguimos observar essa melhor disposição. No perfil esquerdo também, essa melhor exposição lateral e com a cicatriz bem escondida na dobra da pálpebra.

Eu trouxe essa paciente para explicar que a cirurgia da pálpebra realmente precisa ser individualizada. Preciso fazer o que é necessário para aquela pessoa e, no caso dessa paciente, o que ela precisava era remover o excesso de pele da pálpebra superior.

Blefaroplastia Inferior

Na pálpebra inferior, a abertura é feita logo abaixo da linha dos cílios, para remover o excesso de pele ou remover ou reposicionar o excesso de gordura. Às vezes, a abertura é feita pela parte de dentro da pálpebra inferior.

Depois que todos os tecidos em excesso são removidos, as aberturas são fechadas com pontos e inicia-se os cuidados pós-operatório.

O excesso de pele na região dos olhos pode voltar? Sim. Com o processo natural de envelhecimento, a pele e a estrutura do rosto vai ser tornando mais flácida. Por isso, a blefaroplastia poderá ser necessária mais de uma vez, respeitando a função de proteção das pálpebras.

Blefaroplastia sem cortes

Em casos específicos, eu posso indicar a blefaroplastia com jato de plasma. Por meio da descarga muito fina (menor que 0,1 mm) de plasma elétrico, pode-se realizar o tratamento em regiões de difícil aplicação, como ao redor dos olhos.

Nesse tipo de blefaroplastia sem cortes, a energia absorvida pelo corpo é utilizada para a destruição dirigida de células da pele. Após o procedimento e recuperação, que ocorre entre 7 a 10 dias, temos o efeito de diminuição e retração do tecido excedente, proporcionando a atenuação de linhas de expressão e aparência mais jovial à pele palpebral.

Pós-operatório


Na primeira semana pós cirurgia da Blefaroplastia é importante o repouso e compressas frequentes com água fria para diminuir o inchaço e o roxo mais rapidamente. Além da aplicação de pomada com antibiótico nos pontos e de colírio com lubrificante para diminuir a irritação dos olhos.

Em torno de uma semana pós cirurgia, os pontos na pele são retirados no consultório da Dra. Camilla Duarte. Também fica liberado o retorno ao trabalho, tendo ciência que a pálpebras ainda estarão inchadas e roxas.

Na Blefaroplastia inferior, a cirurgia pode ser feita por dentro das pálpebras, sem a necessidade de pontos em alguns casos. Mesmo assim, as pálpebras ficarão inchadas durante uma semana. Já na Blefaroplastia superior, a cicatriz fica escondida na prega palpebral, podendo levar até 6 meses para ficar imperceptível.

Para a realização de procedimentos estéticos – toxina botulínica e maquiagem definitiva – após a blefaroplastia, é sugerido aguardar ao menos 30 dias.

Em uma consulta com a especialista cirurgia da pálpebra, a Dra. Camilla avaliará condições associadas como queda da pálpebra, além de conduzir uma análise qualitativa e quantitativa das lágrimas, bem como do limite de tecido palpebral que poderá ser removido sem comprometer a função palpebral e, consequentemente, a saúde ocular.

O resultado completo da cirurgia das pálpebras, após a cicatrização completa, aparecerá após seis meses. Mesmo os pacientes ansiosos, é importante respeitar esse tempo.

Antes de tomar a decisão quanto a blefaroplastia, agende uma consulta com a especialista em cirurgia de pálpebra, Dra. Camilla Duarte.