As lágrimas têm a função de manter os olhos saudáveis, livres de infecções e protegidos pelos anticorpos presentes na sua composição. Produzidas pelas glândulas lacrimais, fluem para a superfície dos olhos e são drenadas para dentro do saco lacrimal. Caso exista algum problema nesse caminho, seja por algum entupimento ou pela dificuldade de passagem das lágrimas, ocorre o chamado entupimento do canal lacrimal.

Essa disfunção provoca um acúmulo de líquido no saco lacrimal, e a ação dos agentes patogênicos (vírus e bactérias) é facilitada, podendo provocar inflamação ou infecção no saco lacrimal, conhecida como dacriocistite, ou em outras vias do sistema lacrimal. Pode ter origem congênita ou ser causada por traumatismos nasais, desvios de septo, rinite hipertrófica, pólipos nasais, entre outros.

É um problema que atinge adultos, sendo mais frequente na terceira idade, mas é também bastante comum em crianças e recém-nascidos. Esta condição normalmente melhora até o primeiro ano de idade sem nenhum tratamento ou com massagem do saco lacrimal. Na maior parte dos casos é quase tratável, dependendo da causa e da idade do paciente. Pomadas e colírios lubrificantes podem aliviar os sintomas, mas algumas vezes é necessário cirurgia. Existem diferentes técnicas para a desobstrução, tais como a sondagem das vias lacrimais, o alargamento do ponto lacrimal ou ainda a construção de um novo caminho para a passagem da lágrima.

Os principais sintomas da doença são lacrimejamento constante, inchaço, vermelhidão e dor no canto dos olhos próximo ao nariz, infecções e irritações recorrentes nos olhos. Ao perceber sinais semelhantes, a recomendação é procurar um oftalmologista, pois a demora na busca por diagnóstico e tratamento pode trazer muitos prejuízos para os que sofrem com a obstrução do canal lacrimal. Não adie a busca por ajuda médica.