Os olhos podem ser considerados como uma espécie de espelho da saúde do corpo humano. Não à toa, os exames oculares são capazes de diagnosticar a presença de doenças sistêmicas. Mas de acordo com a última pesquisa realizada pelo Ibope com o apoio do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, indicam que cerca de 34% dos brasileiros nunca realizaram uma consulta com o oftalmologista.
O problema é que a maioria das pessoas costumam ir ao oftalmologista apenas quando a doença já se manifestou. A oftalmologista particular, Dra Camilla Duarte, enfatiza que é importante que as pessoas cuidem da saúde dos olhos preventivamente, ou seja, antes de qualquer sintoma. Muitas das doenças nos olhos são silenciosas e podem prejudicar definitivamente a visão.
Um exemplo é o Glaucoma, que afeta quase um milhão de brasileiros, e por ser degenerativa e silenciosa, deve ser identificada logo no início para o sucesso do tratamento de controle.
Para detecção de doenças que afetam a visão, um exame oftalmológico anual inclui a análise do histórico do paciente e da família, acuidade visual, exame de fundo de olho e medição da pressão intraocular. Em algumas situações, a oftalmologista pode solicitar o exame de campo visual e/ou tomografias da retina. Avaliar cada caso é fundamental!
Não deixe para depois o agendamento da consulta oftalmológica. Na clínica da oftalmo Perdizes, Dra Camilla Duarte, as medidas de segurança vão do agendamento até o atendimento no consultório. Todos os colaboradores e a própria oftalmologista utilizam EPI’s; e os consultórios e ambientes de comum acesso são higienizados constantemente.
Uma das perguntas mais frequentes durante a quarentena na consulta oftalmológica é - como diferenciar alergia nos olhos da Covid 19?
Para ajudar na diferenciação dos sintomas e trazer mais tranquilidade aos pacientes, a oftalmologista particular Dra Camilla Duarte explica que os principais sintomas da alergia ocular são a vermelhidão, lacrimejamento, inchaço nas pálpebras e coceira. A alergia ocular pode ser causada por poeira, fumaça, ácaros, determinados tipos de alimentos (frutos do mar), medicamentos, maquiagens, perfumes e tintas, por exemplo.
Na Covid 19, os sintomas normalmente não causam olhos lacrimejantes e com comichão dolorido. A oftalmologista explica que outra diferença importante entre os sintomas da alergia e da Covid 19 é a febre. Pessoas que sofrem de alergia não têm febre como sintoma.
Se os sintomas da alergia ocular mencionados acima não forem acompanhados pelos principais sintomas da Covid 19 - como febre, dificuldade de respirar e tosse - procure consultar um oftalmologista.
São diversos tratamentos para as alergias oculares, como uso de colírios específicos e medicações sistêmicas. Assim, cada caso deverá ser avaliado individualmente pelo especialista, com o objetivo de direcionar o melhor tratamento para o seu caso.
De acordo com a oftalmologista, qualquer pessoa pode desenvolver uma alergia ocular. Pessoas com rinite alérgica ou asma tem mais chances de ter alergias nos olhos.
Aproveite e veja também: Coronavírus: devo usar óculos ou lente de contato