A córnea é uma estrutura transparente localizada atrás dos olhos, como se fosse o vidro de um relógio. O Ceratocone - doença genética rara - é uma doença que afeta esta região, levando ao afinamento central ou paracentral da córnea, resultando no seu encurvamento.

ceratocone

Causas do Ceratocone

Não é possível precisar o fator desencadeante do Ceratocone. Entretanto, alguns fatores de risco podem contribuir ou acelerar o desenvolvimento da doença. São eles:

1 - histórico na família com a doença;

2 - coçar ou esfregar os olhos com frequência - seja por mania ou alergias (rinite alérgica, asma ou dermatite);

Sintomas do Ceratocone

Alguns sintomas do Ceratocone podem ser confundidos com outras doenças. Por isto, é importante uma consulta com o oftalmologista particular para análise através de exames como ceratoscopia computadorizada, paquimetria ultrassônica ou tomografia corneana. É importante estabelecer o diagnóstico diferencial com outras doenças dos olhos que podem atingir a córnea.

Os sintomas mais relatados pelos pacientes são: desfoque da visão, dificuldades para enxergar à noite, sensibilidade à luz e rápido aumento de miopia e astigmatismo.

Tratamento do Ceratocone

De acordo com a oftalmologista Camilla Duarte, em casos leves, o tratamento do ceratocone é realizado por meio de óculos. Para astigmatismos mais avançados, cuja a visão não fique satisfatória com óculos, lentes de contato especiais podem trazer uma melhora significativa da visão.

Como explicado acima, se o fator desencadeante for alérgico, o controle dos fatores ambientais que possam desencadear a alergia é fundamental.

No caso da doença estar em evolução, um procedimento cirúrgico pode ser necessário para frear ou desacelerar. A cirurgia para este caso é o Cross Linking do colágeno corneano - com duração de uma hora, com objetivo de fortalecer as moléculas de colágeno da córnea para evitar que ela continue abaulando.

O importante é estar em dia com as consultas oftalmológicas em São Paulo, principalmente crianças e adolescentes com casos de ceratocone na família.