O olho humano é um órgão complexo que pode ser afetado por muitos distúrbios diferentes. Alguns deles são comuns, enquanto outros são raras. Os problemas de visão afetam pessoas de todas as idades e origens, por isso é importante detectar os sintomas precocemente a fim de obter tratamento antes de qualquer dano permanente.

visão pós covid

Muitos perderam seus exames de rotina por causa da pandemia e isto pode gerar sérias conseqüências para a saúde dos olhos. O exame oftalmológico anual ajuda a diagnosticar qualquer alteração que ameace a visão precocemente, como o glaucoma, que muitas vezes chega sem sintomas em seus estágios iniciais antes de ter a chance de causar danos significativos ou perda total da visão.

O exame anual no oftalmologista deve ser realizado mesmo que você não esteja com nenhum sintoma nos olhos; no entanto, se algo for diagnosticada durante a consulta, o diagnóstico precoce favorece o sucesso no tratamento.

Um estudo brasileiro mostrou que a presença do SARS-CoV² na retina humana é possível. As conseqüências a longo prazo, se houver, ainda não são conhecidas, mas o que parece certo é que esta infecção pode causar condições hiperinflamatórias e de hipercoagulabilidade que colocam os pacientes em risco de lesões vasculares retinianas ou possivelmente até cerebrais, especialmente em casos graves. Este é um novo motivo para as pessoas que já tiveram Covid, agendar sua consulta no oftalmologista.

Para os diabéticos, além do necessário controle da glicemia, hipertensão arterial e do colesterol, a ida ao oftalmologista para avaliar as condições em que se encontram a saúde dos olhos, podendo recomendar tratamentos como laser, injeções intra-oculares e cirurgia em alguns casos de retinopatia diabética.

Dra. Camilla Duarte, oftalmologista particular, atende no bairro de Perdizes, na cidade de São Paulo. Agende sua consulta através desta página de contato.