Um estudo recente do Datafolha mostra que mais de 20% dos brasileiros não consultam regularmente um oftalmologista. Esta é uma estatística preocupante, pois muitas doenças oculares são silenciosas. Segundo o IBGE, mais de 35 milhões de brasileiros tem algum problema na visão.

A principal desculpa apresentada por esta parcela que não faz o check-up anual é que "enxergam bem". Condições graves como a catarata e o glaucoma são doenças lentas e silenciosas. Se identificadas tardiamente, afetarão consideravelmente a visão, podendo levar a cegueira.

consulta oftalmologista

Você sabia que 2% dos brasileiros possuem Glaucoma? A partir dos 40 anos de idade, é uma das doenças oculares mais frequentes. Mas o que é o Glaucoma? Doença ocular ocasionada por lesões no nervo óptico.

O nervo óptico é um feixe de mais de um milhão de fibras nervosas que transmite as imagens que vemos do olho para o cérebro. Quando este dano ocorre, são criados pontos cegos na nossa visão. Estes pontos podem tornar-se maiores com o tempo e eventualmente levar à cegueira.

A melhor forma de prevenir a perda de visão do glaucoma é através da detecção e tratamento precoce. Não há cura para o glaucoma, mas os tratamentos podem parar ou retardar a progressão da doença e preservar a visão restante. Por isso, é essencial fazer exames regulares com o seu oftalmologista.

Já a catarata consiste na opacidade parcial ou total do cristalino e pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes mellitus, uso de medicamentos e outros.

A catarata é tratada cirurgicamente, através de um procedimento que consiste em romper e remover a lente nublada usando ondas ultra-sônicas. Uma lente intra-ocular artificial é então colocada no seu lugar.

Os exames regulares aos olhos são essenciais para manter uma boa visão e detectar problemas precocemente. Existem vários programas públicos e privados que oferecem exames oftalmológicos.

Os brasileiros precisam de estar mais conscientes da importância de visitar regularmente o oftalmologista para manterem a sua visão e prevenirem a cegueira evitável.

É essencial fazer um check-up anual nos olhos, mesmo que pense que a sua visão é perfeita. Lembre-se que a detecção precoce de doenças oculares é a chave para preservar a visão!

Se tiver alguma questão sobre a saúde dos olhos, consulte um oftalmologista particular. Eles serão capazes de fornecer a melhor informação e tratamento para as suas necessidades individuais.